A Flem tem
como finalidade social realizar pesquisas, planejar, fomentar,
apoiar e executar ações nas áreas de desenvolvimento e capacitação de
pessoas e de modernização da gestão e dos serviços públicos. Promove
também o intercâmbio de experiências organizacionais e de administração
entre instituições públicas e privadas, nacionais e internacionais. É
uma instituição de direito privado, sem fins lucrativos, declarada de
utilidade pública.
I. desenvolver atividades e serviços de interesse público atinentes
ao ensino, à pesquisa científica, ao desenvolvimento tecnológico e
institucional e à ação social;
II. fomentar e apoiar a
articulação e colaboração entre instituições e atores estratégicos da
Sociedade, do Governo, da Administração Pública, do Terceiro Setor e do
Setor Privado, visando a promoção e otimização de ações de interesse
público;
III. promover a formação, o treinamento, a
capacitação, o aperfeiçoamento e o desenvolvimento de servidores
públicos e de recursos humanos estratégicos para a melhoria dos
serviços públicos e o desenvolvimento socioeconômico e ambiental
sustentável;
IV. promover pesquisas, estudos, diagnósticos e
avaliações que contribuam para o melhor conhecimento da realidade, para
a projeção de cenários e para a formulação e redefinição de políticas,
planos, programas, projetos, ações e eventos de interesse público;
V.
prestar apoio técnico e operacional à concepção, formulação,
implementação, gestão, acompanhamento e avaliação de políticas, planos,
programas, projetos, ações e eventos estratégicos para a melhoria da
qualidade dos serviços públicos e o desenvolvimento socioeconômico e
ambiental sustentável;
VI. prestar apoio técnico e operacional
para a formulação e implementação de diagnósticos e análises
institucionais, de políticas, de planos, de modelos, de estruturas, de
processos, de sistemas e de ferramentas, visando a modernização da
gestão pública;
VII. fomentar e apoiar a geração, o
desenvolvimento e a incubação de inovações, visando a modernização da
Administração Pública, a melhoria da qualidade dos serviços públicos e
o desenvolvimento socioeconômico e ambiental sustentável;
VIII.
promover a certificação ocupacional de profissionais e a certificação
da qualidade de processos e de serviços de interesse público;
IX.
promover a prospecção, a identificação, a sistematização, o registro, a
disseminação, o intercâmbio e a transferência de informações,
conhecimentos, soluções, tecnologias e experiências exitosas no campo
da Administração Pública e das Ações Sociais de interesse público;
X.
promover a formulação e implementação de programas de cooperação
técnica, científica e financeira, com base em acordos firmados com
organismos públicos e privados, nacionais, internacionais e
estrangeiros, objetivando a consecução de sua finalidade social;
XI. exercer outras atividades correlatas necessárias ao cumprimento de sua
finalidade social.