Movimento Bahia Unida Contra a Dengue
Projeto Cerrado
   




Projeto
Fundação Luís Eduardo Magalhães FLEM
Flem inicia semana abordando Racismo Institucional e Estrutural

A semana começou com Oficina sobre temas pertinentes para funcionários da Fundação Luís Eduardo Magalhães. Racismo Institucional e Estrutural foram assuntos discutidos na tarde desta segunda-feira (13), no auditório da Flem, que teve o professor doutor em educação Edson Cardoso como palestrante.

Oferecido em parceria com o Esporte Clube Bahia, por meio da Campanha ‘Dedo na Ferida’, o evento contou com a presença de colaboradores da Fundação, que participaram efetivamente por se tratar de temas que, infelizmente, continuam presentes na vida de todos.

Para discorrer sobre o preconceito e a discriminação, o professor usou referências de diversos ícones da luta contra o racismo, como Nelson Mandela, Lélia Gonzalez, Carlos Alberto Caó, além do escritor Lima Barreto, autor de livros que exploram narrativas de discriminação racial.

Em sua apresentação, Cardoso explicou que os culpados pela escravidão já morreram e que a nós resta a responsabilidade coletiva. “Não carregamos culpa, mas temos a responsabilidade coletiva como decisão moral que nos persegue e que não podemos ignorar”, afirmou.

ASCOM