Movimento Bahia Unida Contra a Dengue
Projeto Cerrado
   




Notícias
Fundação Luís Eduardo Magalhães
29 de Janeiro de 2019
Para prevenir doenças ocupacionais e controlar riscos de acidentes, FLEM institui serviço de medicina ocupacional

A Fundação Luís Eduardo Magalhães, preocupada com a saúde e a qualidade de vida dos seus mais de quatro mil trabalhadores, instituiu o serviço de medicina ocupacional da Fundação, tendo como responsável o médico Rodolfo Tedesqui. Tedesqui tem 30 anos de experiência na área de medicina do trabalho e já passou por empresas como Vale do Rio Doce, Parmalat e Ford.

Ainda em processo de instalação, a sala de atendimento médico fica no primeiro andar do edifício sede, em Amaralina, onde estarão catalogadas fichas do PCMSO - Programa de Controle Médico de Saúde Ocupacional (Portaria do Ministério da Saúde nº 3214/78), documento que servirá para avaliação e monitoramento da saúde de todos os trabalhadores, incluindo os jovens do Programa Primeiro Emprego e demais funcionários de projetos executados pela FLEM.

O foco do trabalho é a prevenção de doenças ocupacionais e controle de riscos de acidentes, baseado no PPRA - Programa de Prevenção de Riscos Ambientais, elaborado pela área de engenharia de segurança do trabalho, que detalha a atividade laboral de cada trabalhador.

A assessoria de comunicação da FLEM conversou com o especialista.

Ascom: Quais os tipos de exames solicitados pela medicina do trabalho?

Tedesqui: Os atendimentos na saúde ocupacional são baseados em cinco exames:

- Exame admissional: Para quem está começando a trabalhar com carteira assinada, este é o primeiro contato com a saúde e segurança do trabalho e comprova o estado físico e mental do novo empregado para exercer a função.
- Exame periódico: É feito uma vez por ano para verificar se aconteceu alguma alteração na saúde do empregado enquanto está realizando o trabalho para o qual foi contratado. Funciona também como um exame preventivo.
- Exame demissional: É realizado quando o empregado é desligado da empresa. Tem o objetivo de avaliar como está a saúde do trabalhador, comparada ao exame admissional para descobrir se houve danos causados pela atividade realizada durante o período em que esteve na empresa.
- Exame de retorno ao trabalho: Acontece quando um trabalhador se afasta por mais de 30 dias de suas atividades laborais, por doença, acidente e até mesmo gestação.
- Exame de mudança de função: Solicitado quando o empregado muda de cargo ou vai para um setor que aumenta sua exposição a algum risco.

Ascom: Quando o médico do trabalho deve ser procurado?

Tedesqui: A saúde ocupacional não tem foco em atendimento ambulatorial. Se o funcionário tem uma pressão elevada, aplicamos um medicamento com base no que o trabalhador já usa para controlarmos a pressão com repouso e depois de um tempo (meia hora), ele novamente é avaliado e dependendo do resultado poderá voltar ao trabalho ou ser encaminhado para um médico especializado. O mesmo acontece em casos de dor de cabeça, dente, etc.

Ascom: Quais dicas você daria para a prevenção de doenças que atrapalham o desenvolvimento no trabalho?

Tedesqui: O elementar é fechar a boca e comer alimentos saudáveis. Hoje em dia é difícil a gente dizer que comeu um alimento livre de agrotóxicos, porque em todo lugar tem isso. Mas é bom buscar mercados que você tenha certeza de estar comprando alimentos sem agrotóxicos. Além disso, a gente tem que aprender a escolher frutas, verduras, alimentos naturais, sem gordura e sem açúcar. Temos que nos prevenir, principalmente se tivermos históricos familiares de doenças causadas por esses males. Além da alimentação sadia, a bebida alcoólica não pode ser consumida em excesso. Atividade física também é muito importante.

Ascom: Em meio a tantas preocupações do dia a dia, o que fazer para preservar a saúde mental?

Tedesqui: Jogar xadrez, (risos). Mas é verdade! O xadrez e preencher revistas de palavras cruzadas são excelentes para a saúde mental. Outra recomendação é selecionar o que está assistindo na TV, pois isso traz prejuízo mental, tanto que hoje, muita gente desiste de assistir novela, jornal, porque emocionalmente são sobrecarregados pelas más noticias que interferem no dia a dia do trabalhador. Raramente, aparecem boas notícias, como aumento de salário, por exemplo (risos). Por isso, eu acho muito importante preencher as palavras cruzadas e jogar xadrex. Nos períodos de folga, é sempre bom frequentar um teatro, cinema, praia. Tudo isso distrai e melhora a disposição dos trabalhadores.

Ascom: Qual recado você mandaria para todos os colaboradores da FLEM?

Tedesqui: É preciso que todos os funcionários entendam o que é saúde ocupacional. O médico ocupacional precisa saber de todo o aspecto de saúde do trabalhador, desde um simples problema, até um problema grande, ou seja, se ele teve uma unha encravada, se teve conjuntivite, hepatite, infecção urinária, etc. Com isso, teremos todo o controle que nos ajudará a prevenir problemas. Logo, o serviço médico deve ser informado de todo a situação de saúde do funcionário. E o outro recado é valorizem suas vidas!